CONDOMÍNIOS INTELIGENTES

CONDOMÍNIOS INTELIGENTES

Não importa se são horizontais ou verticais, residenciais ou comerciais, condomínios inteligentes, são aqueles projetados e construídos para permitir o máximo desempenho de tecnologias atuais e futuras, bem como o melhor aproveitamento possível do potencial da área construída. Deve prever a instalação de fibra óptica para a instalação de internet de alta velocidade e ser edificado de forma a aproveitar a luz solar. Geralmente, contam com as tecnologias que vamos mencionar a seguir.

Para que um condomínio possa ser inteligente ele precisa antes de qualquer coisa, ter um conceito definido sobre as políticas de tecnologia e segurança e investir num bom planejamento e consequentemente num projeto executivo que lhe permita dimensionar com exatidão as soluções de TI/ TELECOM E SEGURANÇA ELETRONICA que serão adotadas e dessa forma, também prever as possibilidades de expansão e crescimento, se preocupando não apenas com os softwares e plataformas, mas também com a infraestrutura que será implantada, pois ela é a base, é a pavimentação tecnológica.

Confira as principais tendencias do mercado tecnológico para condomínios:
Fibra Ópticas Rio Preto cyber cidade

Identificação biométrica

Um dispositivo faz a leitura da impressão digital ou da retina de moradores para liberar acesso ao prédio. Isto impede que alguém não autorizado tenha acesso mesmo tendo roubado a senha ou a chave. Apenas o proprietário e o porteiro podem liberar o acesso a pessoas estranhas.

Interfones com atendimento remoto

Todas as tecnologias estão migrando para a internet. O e-mail, por exemplo, já não precisa mais ser acessado do computador do escritório ou de casa. Basta usar o celular. Com o interfone já ocorre a mesma coisa: um morador pode atendê-lo mesmo fora de casa. Um programa redireciona as chamadas do prédio para o celular do morador.

Câmeras de segurança

Câmeras monitoram as atividades no condomínio inteligente, em especial em áreas como portaria e garagem. Elas servem para inibir crimes e também podem ajudar na investigação de incidentes, como um carro danificado.

Porteiros eletrônicos

Cada vez mais comuns nas grandes cidades, os porteiros eletrônicos são, na verdade, pessoas reais, mas que não ficam no prédio. Profissionais terceirizados, eles podem até mesmo estar em outra cidade e conseguem identificar visitantes por meio da câmera instalada na portaria.

A medida é mais segura porque, como o porteiro não está fisicamente no prédio, não pode ser abordado ou ameaçado por um assaltante. Já que o serviço é terceirizado, o condomínio também poupa com as despesas trabalhistas de porteiros próprios.

Automação de energia e água

Sensores de presença instalados em locais como a escada de emergência e a garagem contribuem para grande redução na conta de luz, evitando o desperdício quando alguém esquece de acionar o interruptor.

Outra medida é a instalação de painéis solares, que podem ser usados para esquentar a água do chuveiro, poupando na conta de água. Alguns condomínios vão além e chegam a faturar dinheiro vendendo a energia solar produzida em excesso.

Em áreas de grande circulação também convêm usar torneiras automáticas (como aquelas presentes em banheiros públicos de aeroportos e shoppings), pelo mesmo motivo.

CENÁRIO ATUAL

Fibra Ópticas Rio Preto cyber cidade

• Custos multiplicados com telefonia, internet e TV

• Infraestrutura (Data Center) não padronizada e descentralizada

• Demanda de grande equipe de manutenção e suporte

CENÁRIO IDEAL

Fibra Ópticas Rio Preto cyber cidade

• Projeto executivo para dimensionar as soluções

• Documentar todas as alterações, ampliações, mudanças que ocorrer no projeto (manter atualizada a documentação de redes)


• Integrar as soluções (TI/TELECOM / SEGURANÇA ELETRONICA) de forma que as tecnologias aplicadas sejam compatíveis e tragam melhor desempenho, eficiência, e garanta o melhor resultado.

• Contratar empresa/ profissional especializado