5 PASSOS PARA UM BOM PLANEJAMENTO DE SISTEMAS DE TELECOMUNICAÇÕES


6 de junho de 2022

Planejar a implantação dos sistemas de TI, Telecom e Segurança Eletrônica em empresas e empreendimento imobiliários é determinante para o bom o funcionamento e integração dos serviços e das tecnologias.

Além de proporcionar qualidade nas operações, otimizar recursos traz uma série de benefícios aos usuários, sejam eles colaboradores, clientes ou moradores que frequentarão os locais.

Pensar na aplicação das soluções e, principalmente, no pós-implantação é garantir que todo investimento não seja perdido ou fique ultrapassado em pouco tempo. Através de um bom planejamento da infraestrutura das redes de telecomunicações é possível otimizar e garantir um bom desempenho e usabilidade.

Da mesma forma que para uma nova edificação se desenvolvem projetos de elétrica e hidráulica, é indispensável também o desenvolvimento de um projeto executivo que contemple não apenas a infraestrutura, mas também que considere as soluções ideais para que se tenha a disponibilidade dos serviços de interfonia e telefonia, uma segurança eficiente com os sistemas de controle de acesso e câmeras de vigilância.

Além disso, é hoje em dia é essencial ter uma internet wi-fi de qualidade nas áreas de uso comuns.

Por isso, separamos cinco passos para te auxiliar no acompanhamento do trabalho de uma empresa especializada na elaboração de projetos executivos para sistemas de TI, Telecom e Segurança Eletrônica.

1 – Definição das premissas

Passo fundamental para um bom planejamento é conhecer qual a concepção desse novo empreendimento, ou seja, o que será construído ou reformado, qual a proposição, informações essenciais que devem servir de base para um bom estudo. O sucesso de um projeto parte da definição das principais premissas.

2 – Análise do local e levantamento de informações

Para projetar sistemas de telecomunicações em especial, sistemas de TI, Telecom e Segurança Eletrônica há ainda a necessidade de se conhecer as intenções do empreendimento, qual a expectativa e necessidade do público que frequentará ou usará o local, quais as dificuldades ou pontos críticos do projeto civil ou arquitetônico que impactarão ou que poderão ser otimizados na elaboração do projeto de telecom.

3 – Análise de viabilidade técnica

Com base no entendimento da demanda e da definição, o próximo passo é analisar a viabilidade técnica. Nessa etapa deve-se considerar as variáveis da obra, averiguar os riscos, identificar os prontos principais do empreendimento, considerar questões que envolvem custos x benefícios, expectativas x realidade, identificar quais as melhores e mais eficientes soluções tecnológicas que irão atender todas as necessidades do projeto.

4 – Elaboração do Projeto Executivo

A finalidade do projeto executivo é detalhar todo escopo da solução que será implementada, apresentar os desenhos técnicos (plantas), quantificar materiais e serviços necessários, dimensionar com precisão a relação de materiais a ser utilizada, calcular todo investimento necessário, calcular tempo de execução e principalmente detalhar procedimentos de instalações, detalhes construtivos, normas técnicas que deverão ser aplicadas para garantir o correto uso dos materiais e, assim, garantir o melhor desempenho das soluções.

Além de tudo isso, o projeto executivo ainda:

  • Permite estudar as melhores e mais eficientes soluções tecnológicas;
  • Garante eficiência na implantação, evitando desperdícios de materiais e erros de execução;
  • Permite eficiência na gestão da obra do início ao fim;
  • Prevê interferências de infraestrutura com demais disciplinas tais como: elétrica, hidráulica, ar condicionado, dentre outras;
  • Permite equalizar os orçamentos de implantação junto aos fornecedores.

 

5 – Revisões e aprovação

Depois da apresentação do projeto de telecomunicações, é hora de realizar as revisões necessárias. Nessa etapa, podem ser solicitadas correções e melhorias, confrontar os demais projetos, como o estrutural e/ou arquitetônico, com objetivo de alinhamento para garantia da integridade.

Ainda nessa etapa é possível realizar considerações sobre as soluções ofertadas, podendo haver mudanças tanto no escopo quanto nas próprias diretrizes apresentadas. Essa flexibilidade garante que o resultado seja eficiente e que atinja as expectativas.

A Fibra Óptica Rio Preto é especialista em projetar e implantar as melhores soluções tecnológicas para empreendimentos imobiliários. Fale conosco e saiba como podemos ser seu parceiro em tecnologia.



Compartilhar:    
whatsapp clique aqui